Aerodinâmica
Para otimizar os ajustes do carro para um determinado circuito a primeira coisa a se fazer é estabelecer a estabilidade para esta pista.A estabilidade ajusta a pressão aerodinâmica que é a força que puxa o carro para baixo, mantendo-o mais próximo ao chão e forçando uma melhor aderência à superficie da pista. Aumentar os ajustes das asas, ou seja o Downforce, é um método simples de aumentar também a pressão aerodinâmica produzida. Infelizmente,quando se aumenta o downforce o arrasto também é aumentado.O arrasto é gerado por qualquer resistência aerodinâminca ou mecânica ao movimento do carro para frente.
Então....Porque lavar o carro???
Para retirar as sujeiras que vão se acumulando prejudicando a aerodinâmica.
Enquanto a pressão aerodinâmica pode ser usada para aumentar a velocidade nas curvas o arrasto diminui a velocidade nas retas. Como as velocidades em curvas e retas são fatores decisivos em uma corrida é necessário encontrar um equilibrio entre estes dois fatores.
Inicie os testes com o menor downforce possivel e com a última marcha bem longa e dê algumas voltas prestando atenção para a velocidade máxima e a quantidade de RPM indicada antes de atingir o ponto de frenagem da reta mais longa.Depois de algumas voltas você notará que o motor nunca atinge o valor máximo de RPM. Um bom ajuste do carro permite o motor atingir o valor máximo de RPM na última marcha no final da reta mais longa, aproximadamente 300 metros antes do ponto de frenagem. Quando o motor não atinge este RPM você não está atingindo a potência máxima e consequentemente perdendo velocidade. Como já reduzimos o downforce ao mínimo, sabemos que o arrasto não é o fator limitante para atingirmos o máximo de RPM,portanto podemos concluir que a última marcha está muito longa. Continue o ajuste da transmissão até que tenha encontrado um que permita ao motor atingir o máximo de RPM em uma reta longa. Estabelecida a velocidade máxima você completou o primeiro passo para acertar a estabilidade ou prioridade da pressão aerodinâmica para um circuito. O próximo passo é ajustar a estabilidade, tendendo a uma maior aderência, até que o arrasto gerado comece a restringir a velocidade máxima do seu carro.Vá aumentando o downforce até perceber que seu carro não atinge mais a velocidade que chegava no final da reta longa.Neste ponto a pressão aerodinâmica passa a ser um fator dominante e o arrasto passa a diminuir a sua velocidade. Tente aumentos gradativos da downforce verificando se este aumento extra de aderência permitem que se reduza os tempos de volta ainda mais.As alterações do downforce afetam também o equilibrio do carro e desgaste de pneus. Aumentando por exemplo somente o downforce na frente o carro terá tendência a sair de traseira e um aumento do desgaste dos pneus dianteiros enquanto um aumento na traseira faz com que o carro saia de frente e aumenta o desgaste nos pneus traseiros.Muito obrigado por ler nossas dicas!!!
Qualquer dúvida e só comentar ao final deste post....