Freios
O item indispensável para qualquer veículo automotor que se movimente. Não adianta ter um carro veloz se ele possui uma regulagem nos freios adequada para ele, muito forte você vai pastar no grama pois ira travar as rodas, muito fraco e ele não para e você ira beijar a parede.
Para conseguir uma frenagem equilibrada e eficaz nas quatro rodas, é necessário que a distribuição de freios esteja equilibrada, dividindo igualmente o peso exercido sobre cada parte das suspensões.
Para conseguir uma frenagem equilibrada e eficaz nas quatro rodas, é necessário que a distribuição de freios esteja equilibrada, dividindo igualmente o peso exercido sobre cada parte das suspensões.
Os números (De 1 a 24) da barra de regulagem no item Brake Balance Controller indicam a tolerância do ABS (Sistema de antitravamento dos freios).Para impedir que as rodas travem, o ABS libera um pouco as rodas, limitando o poder de frenagem. A regulagem padrão desse dispositivo fica no número 3, normalmente não nescessita mais do que isso em pistas asfaltadas.
Para poder regular os freios você antes terá que comprar 2 equipamentos.
Racing Brakes KitCusto: 4,700cr.
Peça: Brake Balance Controller
Custo: 10,600cr.
Comentario: Você precisar comprar este para poder regular o freio, e precisa compar o acima citado, ja que um necessita do outro para funcionar.
O balanceamento de freio é bastante influenciado pelo seu estilo de pilotagem então regule do jeito que você melhor se adapte.
Freios Dianteiros
Um freio dianteiro mais forte faz com que a parte dianteira do carro mergulhe mais do que a parte traseira, isto é, mais transferências do peso às rodas dianteiras. Até certo ponto pode ter um poder de parada maior, permitindo um contato melhor do pneu com a pista, permitindo que o carro faça a curva enquanto você freia. Caso seu carro saia de frente, deixe 1 ou 2 números maiores que o valor da traseira.
Freios Traseiros
Um freio traseiro mais forte, causará as rodas traseiras uma parada mais brusca e dependendo de como você ajusta a potência do freio causara o oversteer (perda de aderência das rodas traseiras durante frenagem muito forte, ´derrape´´). Não é uma coisa ruim, você pôde querer induzir um pouco de oversteer em carros que causam muito understeer (perda de aderência das rodas dianteiras durante frenagem). Resumindo muita força dos freios na parte dianteira, e os pneus dianteiros travam, causando o understeer, o que não é bom. E nos freios traseiros podem travar o que causa o oversteer. Deixe entre 3 e 1, variando conforme a aderência do carro. Caso seu carro saia de traseira, deixe 1 ou 2 números maior que o valor da dianteira.
Como você pode ver há uma causa e um efeito para cada ajuste. Muita força ou pouca de um ajuste causarão efeitos indesejados. Por exemplo, Muita força de frenagem na parte dianteira freia e os pneus travam e causam o understeer. Pouca força de frenagem, e o carro não para.
Obviamente, um carro mais leve travará as rodas mais cedo do que um carro mais pesado. Você deve ajustar e jogar para prestar atenção à tela para o fumaça dos pneus durante uma frenagem em uma linha reta. Se a fumaça na frente, as rodas travaram na frente (dã), e você deve diminuir a força do freio. No geral, encontrar o ponto em que as rodas começam a travar na parte dianteira é mais importante do que a parte traseira. Ajuste assim o força na dianteira mantendo o freio traseiro baixo. Ajuste então a parte traseira depois que você encontrou regulagem certa para a parte dianteira, geralmente na traseira 1 ou 2 mais ou menos do que a parte dianteira serão bons bastante, e vice versa.
No Asfalto
Em pistas lentas, torcidas, apertadas, o balanceamento deve ser movido pouco mais para traseira com a intenção de provocar um leve oversteer em entrada de curvas sob frenagens.Em pistas com retas velozes que exigem fortes frenagens a altíssima velocidade você deve mover o balanceamento de freio para a dianteira.
No Rally
Em pistas de rally na lama e no gelo, os números deverão ser maiores, já que nesses casos o ABS é indispenssavel, para que você consiga ter controle nas curvas. O indicado é começar no 10 e vá aumentando a atuação do ABS conforme a necessidade da pista, sem dúvidas a maioria dos carros irão sair de traseira nas curvas, deixe a barra Rear com um número ou dois maiores que a dianteira, para o ABS impedir o travamento das rodas traseiras, e com isso, impedindo que você perca o controle do carro. A mesma coisa na dianteira, se você perceber que o seu carro está saindo de dianteira, aumente a atuação do ABS na dianteira.
Muito obrigado por ler nossas dicas!!!
Qualquer dúvida e só comentar ao final deste post....