Dicas para Pneus

PNEUS




A escolha certa dos pneus em uma corrida é essencial para você poder ganhar tranqüilamente, são componentes responsáveis pela aderência na pista e pela transferência de movimento para mudar a direção do carro. Eles são feitos de combinações de borracha e há muitos fatores que influenciam a aderência.

Um pneu de competição trabalha melhor nas condições em que a temperatura da pista alcança níveis mais altos de calor. Pois as nervuras do piso são geradoras de calor, isso obriga a utilizar e, pistas com muitas voltas (Enduraces) pneus mais duros (logo menos aderente) para que o pneu funcione a uma temperatura correta após certo tempo, diferente de pneus macios que aumentam a aderência mais não são recomendados para este tipos de corrida pois seu desgaste é muito rápido. Resumindo pneus mais macios aumentam aderência, mas gastam muito mais rápido enquanto pneus mais duros diminuem aderência e gastam menos.

O peso do carro em competições


Nas curvas, o pneu não suporta só o peso do carro, como também impede que ele continue a se mover numa linha reta, como tudo que está em movimento tende a fazer. Isso gera uma boa pressão lateral no pneu e torna um péssimo fator quando ele está perto do limite da sua aderência.
Quando o carro está pesado, com o tanque cheio de combustível no começo de uma corrida, há muito mais peso o pressionando para baixo e você pode esperar que isso aumente a aderência, Mas na prática, durante as curvas, o peso aumenta e muito a pressão lateral sobre os pneus, e se concentra nos pneus que estão na parte de fora da curva devido ao movimento do carro.

Isto faz com que o limite de aderência dos pneus externos seja atingido mais cedo, e o carro não ira fazer a curva muito rápido. Devido ao consumo de combustível o carro começa a ficar mais leve fazendo com que a velocidade nas curvas aumente, desde que os pneus não estejam se desgastando de forma inapropriada.

Isto sem contar com a pressão aerodinâmica gerada pelos aerofólios, nas curvas, o pneu suporta uma pressão aerodinâmica para baixo que não tem nenhuma influência lateral, portanto não há nenhuma pressão lateral adicional sobre ele. Quando o ângulo dos aerofólios é aumentado para conseguir mais pressão aerodinâmica, a aderência sempre fica maior. Tendo mais aderência, o carro pode fazer as curvas numa velocidade mais alta, suportar freadas mais fortes e mais em cima das curvas e ainda você terá uma melhor tração nas rodas quando acelera na saída das curvas.

Mas sempre há um preço a se pagar por toda essa aderência extra: quando você aumenta o ângulo dos aerofólios, sua velocidade máxima é reduzida devido ao maior arrasto aerodinâmico.
Enquanto você fazer curvas, ao contrário do que você talvez imagine, os pneus não perdem toda aderência quando ultrapassam o limite. Na verdade, existe uma parte intermediária entre aderência e rodada que é resultado da forma como a borracha do pneu se comporta sob pressão.

Em velocidades abaixo do limite de curva, o pneu se move pela pista na mesma direção em que você apontou. Quando as velocidades de curva aumentam e a pressão lateral sobre o pneu aumenta, a borracha em contato com a pista é deformada, como um elástico. Isso faz com que o resto do pneu e o carro se mova de lado na direção da parte de fora da curva.

Em cada ocasião, o pneu move-se um pouco mais no sentido da parte de fora da curva e, assim percorre um arco, mais aberto do que a direção para onde você apontou. Em outras palavras, ele parece "derivar", ou deslizar, lateralmente.

Embora saibamos que a borracha que de fato está em contato com a pista a cada momento não esteja deslizando.
Quando o limite de aderência é excedido, o pneu enfrenta mais pressão lateral do que pode suportar e, assim, o carro acaba realmente deslizando. Na melhor das hipóteses, isso significará uma perda significativa de tempo e, na pior, o piloto não conseguirá se recuperar da "patinada".

Em geral, virar mais o ´volante´ do carro na curva e/ou aumentar a aceleração leva o carro ao limite. Endireitar as rodas e/ou diminuir a aceleração evita que o limite seja excedido.
Os pneus transmitem quase todas as informações necessárias e suficientes para se saber como seu acerto está tendo efeito sobre o asfalto.
Encontramos três principais tipos de pneus que podem ser adquiridos durante o jogo Standart os de passeio digamos assim, os Sports que possuem uma qualidade regular, e os Racing que são os de alta performance, aqui vou listar preços e fazer alguns comentários sobre os mesmo

Parte: Standard/Economy Tyres
Custo: -
Comentário: Os pneus padrão são usados apenas em carros mais lentos, e não são realmente confiáveis, normalmente é usado para drift, pois ele não tem muita aderência fazendo assim o carro deslizar com muito mais facilidade.

Parte: Standard/Comfort Tyres
Custo: -
Comentário: é o mesmo caso que o acima citado, só use se for fazer drift, a diferença entre os dois é que é projetado para dar mais estabilidade, se fosse comparar os dois entre duro e macio o primeiro é um pneu duro feito para economizar mais pneus como já diz o nome, e este é o macio feito para dar mais estabilidade, mas gastando mais rápido, normalmente ninguém usa eles em corridas normais.

Parte: Sports/Hard Tyres
Custo: 5,100cr.
Comentário: Os Pneus Sports são os quais é mais provável se usar durante todo os estágios iniciais do jogo onde não se tem tanto crédito, normalmente a maioria dos carros já vem com estes pneus. Eles fornecem um grau razoável de resistência, dependendo do tipo que você compra. Os pneus Sports/Hard são os mais duráveis das três variedades, fornecendo uma boa vida util com custo lá em baixo.

Parte: Sports/Medium Tyres
Custo: 6,000cr.
Comentário: Os pneus Sports/Medium fornecem uma dirigibilidade maior do que o Sports/Hard, porém têm uma vida útil mais curta, significando que você terá que ir ao pit mais freqüentemente.

Parte: Sports/Soft Tyres
Custo: 6,800cr.
Comentário: O pneu mais macio dentre os Sports. Estes fornecem muito mais aderência, mas têm também a vida útil bem mais curta. Geralmente estes não devem ser postos em carro que irão correr e irão ter de fazer pit stop. Você deve usa-los apenas para se qualificar.


Parte: Racing/Super hard
Custo: 8,400cr
Comentário: Os pneus racing, são os quais oferecem melhor qualidade no GT4. Têm muito mais resistência do que outros tipos do pneus, mas são conseqüentemente mais caros. Os Racing/Super hard são os pneus os mais duráveis disponíveis; conseqüentemente têm também menos aderência. São perfeitos para serem usados nos Enduraces de 24hrs.

Parte: Racing/Hard Tyres
Custo: 10,500cr.
Comentario: Trabalhando em uma escala mais macia do que o acima citado, estes pneus têm um pouco mais de aderência, o custo é maior, mas o desgaste entre o acima citado é pouco maior, mas a aderência com a pista certamente compensa.

Parte: Racing/Medium Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentário: Têm uma quantidade muito boa de aderência, comparando aos outros citados acima, e tem uma excelente resistência, serve muito bem para pistas de 10 a 15 voltas sem precisar fazer uma parada.

Parte: Racing/Soft Tyres
Custo: 35,000cr.
Comentário: Estes pneus tem muita aderência, mas uma vida razoavelmente curta. Em nenhuma corrida que for mais do que 6 voltas, você deve usar estes pneus.

Parte: Racing/Qualifying Tyres
Custo: 47,500cr.
Comentário: Estes pneus têm uma vida util somente para uma ou duas voltas, e como o nome sugere devem somente ser usados na qualificação pois a aderência na qual eles proporcionam não se compara a nenhum outro. Não use estes pneus nem em pistas muito longas mesmo na hora da qualificação, para isso use o pneu citado acima Racing/Soft.

Parte: Dirt Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentários: Bom deste nem preciso falar, pois só podem ser usados no rally.
Parte: Snow Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentario: Apenas usados na neve.

Muito obrigado por ler nossas dicas!!!
Qualquer dúvida e só comentar ao final deste post....