Dicas para Driving AIDS

Driving AIDS


ASM System (Oversteer)

O Sistema de ASM Oversteer muda completamente o poder da frenagem, a força em que os freios retrocedem em contato com o disco de freio, a fim manter a estabilidade e impedir o carro cause o oversteer, fazendo com que você conseqüentemente rode na pista.

É medido em uma escala de 0 a 20. Aumentar o número aumentará o poder da frenagem, e diminuir o número ira diminuir também a força.
Então quanto mais você aumenta o número, mais poderosos seus freios serão, retardando a velocidade mais rapidamente, e conseqüentemente aumentando sua estabilidade através das curvas, embora isto pode até deixar você encurralado se não souber administrar este equipamento, porque um ajuste muito elevado pode causar o understeer.

Diminuir o número faz o oposto, ira requerer uma habilidade maior do piloto no que se diz de estabilidade, e dependendo se o nível for muito baixo poderá causar um o oversteer significativo, o que pode fazer com que você gire muito freqüentemente, então se você for usar no zero tenha plena certeza de que ira encontrar algumas dificuldades, mas com um pouco de pratica tudo se resolve. A melhor coisa a fazer ao ajustar, é você nunca deixar distante um ASM do outro.

Você deve tentar encontrar o ´contrapeso´ que complementa seu estilo de pilotagem. Quem acha que tem e gosta de uma pilotagem mais agressiva, o ASM mais baixo os beneficiará, visto que um ASM aumentado seria útil a um estilo de pilotagem mais conservador.

 

ASM System (Understeer)

A mesma função do Oversteer mas, ao contrario, é força em que os freios retrocedem em contato ao disco de freio, a fim manter a estabilidade e impedir que o carro sofra o understeer, e é também medido em uma escala de 0 a 20. Isto trabalha exatamente como o sistema do ASM (Oversteer).

Mas trabalha para impedir o understeer. Isto significa que um ajuste não muito elevado aumentará a estabilidade dos carros ao fazer as curvas, muito elevada cria um pouco de oversteer. Abaixar o número fará com que o carro seja mais sucessível ao understeer.

Eu recomendaria que o ajuste para a maioria dos carros, que se tornem sucessíveis ao understeer, facilitando um pouco a entrada em curvas, então um pequeno aumento são provavelmente os melhores, simplesmente se você aumentar tudo para a direita não lhe ajudará muito, pois ira prender muito o carro fazendo com que você perca um tempo precioso, muitos pilotos um pouco mais experientes simplesmente deixam no zero, pois já tem uma maior habilidade com o carro, o que os fazem ser muito mais rápido do que quem usa números mais elevados, a pratica leva a perfeição, então vá diminuindo gradualmente estes dois níveis até chegar ao zero e você percebera que terá controle total sobre qualquer carro. Sem saber ajustar o carro você pode usar o ASM, mas se você souber ajustar os sistemas ASM dão bola fora!

TCS (Traction Control System)

Aumentar o número limitará o giro da roda ao ponto onde será inexistente a famosa patinada, porém a aceleração do carro será reduzida extremamente. Na outra mão, diminuir o número reduzirá a capacidade do TCS eliminar o giro excessivo da roda ao ponto onde o RPM e a aceleração serão aumentados negativos pela falta da tração, e a aceleração conseqüentemente será retardada de qualquer maneira.

Assim, como com o ASM, a
melhor coisa a fazer é encontrar o ponto certo onde você não perde com isto, cada carro é um carro e requer regulagens diferentes no nível do TCS. Vá ajustando até o carro não cantar mais pneus na arrancada, mas uma coisa é fato, em carros com mais de 1000cv o TCS aumentado acima de 5 é muito útil no que se diz em desgaste de pneus, normalmente 7 é um número bom, carros com menos do que isso, entre 2 e 4 já resolvem o problema.

Um aumento pequeno é útil para as pistas desiguais com muitas ondulações onde a tração pode ser um problema, muita gente também gosta de deixar esse nível no zero e controlar ele no pé, no joystick com um pouco de pratica você também consegue manter a aceleração no ponto certo para uma boa largada.

O TCS também diminui o Oversteer que pode ser fatal em um carro.

Tipos de carros e influencia do TCS

Ajustando o TCS para os carros 4WD, o melhor é usar perto zero, já que nós temos 4 rodas que geram movimentação do carro, haverá sempre duas rodas a menos que receberão o ´aperto´ fazendo com que o carro fique mais lento em retomadas de curvas, por exemplo. Tendo o TCS sobre isso, você apenas estará retardando um carro 4WD. Use sempre o TCS em zero ou números não maiores que 2 para os carros 4WD.

Carros FR são os carros que poderão se beneficiar com o TCS. Com mais de 500cv no GT4 não necessitará do TCS. O peso do carro determinará também se a necessidade para o TCS. Os carros leves, por exemplo, F1, Sprinter Trueno Shigeno, podem ter o TCS entre 4 a 6 com um grande beneficio. Para os carros mais pesados, ligue o TCS em 3 e vá ajustando. Você não deve necessitar muito mais de 5, a menos que você quiser conservar mais o pneu.

Os carros FF beneficiam-se muito do TCS, muito mais quanto os carros FR. O TCS muito elevado retarda a aceleração do carro e reduz o understeer. Nenhum nível de TCS ele causara understeer. Assim com carros FF, uso entre TCS 1 a 2.

O alvo das corridas é fazer um ajuste com que os carros devem ter uma melhor arrancada sem patinar, mas também sem atrasar ele demasiadamente então quando mexer no TCS procure fazer isso nas pistas de 400m uma melhor arrancada poderá fazer toda diferença, isso deve ser visto também em curvas em uma retomada, o retardar com ASM ou TCS extremamente aumentados só para ter mais estabilidade não farão de você um bom piloto, faça apenas uma regulagem necessária como eu disse tenha paciência em 5 minutos você não conseguirá fazer o melhor ajuste para seu carro. Seu trabalho como um tuner deve começar fazendo com o seu carro sendo tão rápido e ainda ser tão controlável como possível.

Drift

Não é possivel tentar fazer um carro derrapar com os assistentes de controle ligados, esqueça que eles existem e desligue todos os controladores ASM e TCS. Os controles ASM servem para ajudar a fazer curvas, enquanto o TCS é o controlador de tração. Se estes assistentes estiverem ligados, o seu carro só perderá velocidade e não vai derrapar quando for fazer uma curva. Eles podem ser úteis nas primeiras tentativas de drift. Por isso, use valores abaixo de 3 até conseguir pegar o jeito e vá diminuindo conforme você for evoluindo e perdendo o medo de sair da pista.



Muito obrigado por ler nossas dicas!!!
Qualquer dúvida e só comentar ao final deste post....